Família & Saúde é uma iniciativa de cunho EDUCATIVO SOCIAL TERAPÊUTICO

Família & Saúde é uma iniciativa de cunho educativo, social e terapêutico que pretende compartilhar as reflexões e ações que vem realizando o nosso Grupo de Estudo e Pesquisa Mulher & Saúde: Violência doméstica no período gravídico-puerperal (durante o pré-natal e após o nascimento do neném) desde há quase 12 anos no Brasil e agora com extensão a outros países latino-americanos, dentre eles o Peru. Dados identificados nas nossas pesquisas realizadas em instituições de saúde, confirmaram que 59% das adolescentes gestantes já foram vítimas de violência; sendo os principais agressores: a própria mãe, seguido do companheiro.

A ideia surgiu a partir de leituras e debates junto aos profissionais da saúde, educação, psicologia e direito acerca da violência de mulheres no âmbito acadêmico e chamou a nossa atenção especificamente este grupo, resultando em um projeto que vem culminando com o sonho comum de um grupo multidisciplinar comprometidos com esta realidade brasileira.

Compreendemos que temos a necessidade de construir juntos a estas mulheres e suas respectivas famílias uma postura sensível ao seu sofrimento e ao processo da criação de novos significados sobre a história de vida de cada uma a partir da expressão do seu próprio ser.

Desafio este que está sendo realizado passo a passo e tornando-se um trabalho coletivo, reflexivo e consciente, com o intuito de resgatar importantes valores da vida neste nosso cotidiano, refletindo principalmente no tipo de atendimento que deveremos oferecer a esta população e repensando fundamentalmente nas melhores ferramentas focadas na comunicação, a sexualidade e os projetos de vida destas famílias.

Desta forma, Família & Saúde apresenta como finalidade principal a escuta qualificada, relacionada com a educação e com a saúde, pautadas pelo terrível fenômeno da violência contra jovens adolescentes, mulheres grávidas junto as suas famílias, casais atravessando constantes conflitos familiares e que precisam ser ouvidas neste preciso momento.

Por isso, convidamos para refletir com muito carinho e extremo cuidado quando conversamos com alguma gestante e seu companheiro e pensar juntos: Qual será o verdadeiro sentimento e emoções que esta mulher, este casal gostariam compartilhar comigo e quais serão as verdadeiras necessidades ainda não atendidas?

Que tipos de ferramentas eu poderia utilizar para acolher estes sentimentos?

Nossa equipe

Dra. Dora Mariela Salcedo Barrientos — Enfermeira. Docente do Curso de Obstetrícia na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) e Docente da Pós Graduação na Escola de Enfermagem da USP. Mestre e Doutora em Enfermagem em Saúde Coletiva pela Escola de Enfermagem da USP. Terapeuta Familiar e de Casal (UNIFESP). Mediadora e Conciliadora de Conflitos pela Escola Paulista da Magistratura (EPM). Pesquisadora nas áreas Violência durante a Gravidez em Adolescentes e Imigrantes; Saúde Coletiva; Inovações tecnológicas educativas com foco na Pedagogia do Drama; Terapia Familiar e de Casal; Mediação e Conciliação de Conflitos; Separação e Divorcio. Líder do Grupo de Pesquisa Mulher & Saúde: Violência doméstica no período gravídico-puerperal. Membro do grupo de pesquisa n-Periferias (IEA-USP); membro do grupo de Pesquisa Bases conceituais e metodológicas da enfermagem em saúde coletiva (EEUSP). Coordenadora do Convênio internacional entre a EACH-USP e a Escuela de Obstetrícia de la Facultad de Medicina de la Universidad Nacional Mayor de San Marcos (UNMSM) em Lima- Peru. Desenvolve Projetos de Captação e Enfrentamento da violência em adolescentes e imigrantes grávidas no contexto familiar em Brasil, Peru e em Portugal. Coordenadora do Acordo de Cooperação Técnica entre EACH-USP e Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) Santana- SP / Tribunal de Justiça, desenvolve atendimento terapêutico à casal e família. 

 Clique para acessar seu CV.

Dra. Ana Paula Cascarani. Musicoterapeuta, Terapeuta Familiar e de Casal pela Universidade Federal São Paulo (UNIFESP). Terapeuta comunitária. Especialista em Psicopedagogia. Mestre em educação e Doutora em ciências pela UNIFESP; Certificação em Medicina Oriental (Acutone/Psichoenergetic/ Sound healing); Certificação internacional em Práticas Colaborativas e dialógicas pelo Interfaci-SP/ Houston Galviston Institute e Taos Institute.

Dra. Paula Orchiucci Miura. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina, mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), doutorado em Psicologia Clínica pela PUC-SP e pós-doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2015). Pesquisadora e membro do Grupo de Estudo “Mulher & Saúde: Violência doméstica no período gravídico – puerperal” do Curso de Obstetrícia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) . Atualmente é Professora Ajunta do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas. Desenvolve projetos na linha de pesquisa Sofrimento Psíquico em Grupos Vulneráveis. Pesquisadora nas áreas de: violência intrafamiliar, rede de proteção para crianças e adolescentes, gravidez na adolescência, vínculo mãe-bebê,instituição de acolhimento e teoria winnicottiana.

Clique para acessar seu CV.

Dra. Priscila Mazza de Faria Braga. Advogada. Mediadora e Conciliadora de Conflitos no CEJUSC Santana- SP / Tribunal de Justiça. Expositora da Oficina de Pais e filhos, credenciada no Nupemec e CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Mediadora da Associação dos Advogados do Brasil e Projeto Íntegra – Fórum Santana. Especialização em Processo Civil pela Universidade Paulista. Pesquisadora do grupo de pesquisa da USP: Bases conceituais e metodológicas da enfermagem em saúde coletiva, Pesquisadora e membro do Grupo de Estudo “Mulher & Saúde: Violência doméstica no período gravídico – puerperal” 

Clique para acessar seu CV.

Nathalya Camargo. Obstetriz formada pela EACH-USP. Docente do Curso de Obstetrícia da USP. Pesquisadora do Grupo de Estudo “Mulher & Saúde: Violência doméstica no período gravídico – puerperal”.

Cíntia Magalhães Neia. Graduada em enfermagem. Atualmente é enfermeira da Gerência de Saúde da Fundação CASA. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde do Adolescente, atendimento a Urgências e Emergências e Centro de Endoscopias. Especialista em Gestão em saúde, urgência e Emergência, Docência e Enfermagem Psiquiátrica e Forense. Pesquisadora e membro do Grupo de Estudo “Mulher & Saúde: Violência doméstica no período gravídico – puerperal”

ID Lattes: 9362800901520733

Jadson Marques Dantas. Graduando do curso de Obstetrícia – EACH – USP. Terapeuta Comunitário Integrativo (IAV, 2021). Pesquisador e membro do grupo de pesquisa Mulher & Saúde: Violência doméstica no período gravídico – puerperal”   do Curso de Obstetrícia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Bolsista PUB com o projeto de cultura e extensão: “Teatro & Rodas de escuta: Estratégias inovadoras para prevenir situações de violência doméstica e/ou institucionais (EACH-USP)”.

Clique para acessar seu CV.

Isabela Moda Teixeira. Bolsista PUB com o projeto “Teatro & Rodas de escuta: Estratégias inovadoras para prevenir situações de violência doméstica e/ou institucionais (EACH-USP)”. Graduanda do curso de Obstetrícia – EACH – USP. Pesquisadora e membro do grupo de pesquisa Mulher & Saúde: Violência doméstica no período gravídico – puerperal”   do Curso de Obstetrícia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

Vitória Gabriela Picolo. Graduanda do curso de Obstetrícia – EACH – USP. Terapeuta Comunitária Integrativa (IAV, 2021).  Pesquisadora e membro do grupo de pesquisa Mulher & Saúde: Violência doméstica no período gravídico – puerperal”   do Curso de Obstetrícia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Pesquisadora e membro do Grupo Internacional e Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores para Área da Saúde (GIEPS) pela  Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), neste grupo, que ainda faz parte, o projeto  “Observatório de Monitoramento para Profissionais da Saúde” foi aprovado na primeira fase do Edital InovaLABENF, promovido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS); Membro  participante do projeto  “Observatório de atividades educativas para profissionais dos sistemas públicos de saúde” , que ocorre em parceria da EACH/USP e a Secretaria Municipal da Saúde, consolidado pelo diário oficial em 24 de junho de 2020, o qual tem apoio da Pró-Reitoria de Graduação da USP. Idealizadora do Projeto Social “Donas Entre.linhas” para arrecadação de fundos direcionados a famílias carentes na cidade de Nova Odessa, o projeto faz parte de um projeto maior para o desenvolvimento de uma associação e possível centro de acolhimento às mulheres na região metropolitana de Campinas.

Clique para acessar seu CV.

Stefanie Sussai. Médica-veterinária formada pela Universidade Anhembi Morumbi, com graduação sanduíche através do programa federal Ciência sem Fronteiras, na University of Wisconsin – Madison, nos Estados Unidos. Mestranda em Epidemiologia Experimental Aplicada às Zoonoses pelo Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Pesquisadora em Saúde Coletiva no Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Pesquisadora voluntária do Grupo de Pesquisa Mulher & Saúde: Violência doméstica no período gravídico – puerperal e do Observatório de Políticas Públicas, Empreendedorismo e Conjuntura da Universidade Municipal São Caetano do Sul (CONJUSCS). Coordenadora dos Médicos Veterinários de Rua da Associação Médicos do Mundo.

Clique para acessar seu CV.

Michele Baros de Souza Simões musicoterapeuta, especialista em Psicopedagogia, doula , consultora de aleitamento materno, consultora materno-infantil. Musicoterapeuta e doula voluntária no Centro de Reestruturação para a vida- Cervi- e na Casa do Aconchego.
Desenvolve trabalho com grupos de pais, mães e cuidadores de crianças hospitalizadas, com grupo de crianças em tratamento de doenças raras, atendimento individual de crianças com necessidades especiais e neurotípicas, atendimento de mulheres, adolescentes grávidas e casais grávidos.
Colaboradora na elaboração do Manual do voluntário do “Projeto Mães Unidas” – MMFDH, da Secretaria da Mulher.
Pesquisadora e membro do grupo de Pesquisa Mulher e Saúde : Violência doméstica no período gravídico-puerperal

Clique para acessar seu CV.

Milagros Fernandez Rojas. Estudiante de la Universidad Nacional Mayor de San Marcos – Facultad de Medicina San Fernando – Escuela Profesional de Obstetricia. Interna en el Instituto Nacional Materno Perinatal- Maternidad de Lima (Perú). Pesquisadora e membro do grupo de pesquisa Mulher & Saúde: Violência doméstica no período gravídico – puerperal”.

Clique para acessar seu CV.

Silvia de Andrade Souza. Graduada em Serviço Social pela Universidade Anhanguera de São Paulo e em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho de São Paulo. Terapeuta Comunitária Integrativa. Pesquisadora e membro do grupo de pesquisa Mulher & Saúde: Violência doméstica no período gravídico – puerperal”.

Clique para acessar seu CV.

Elizabeth Rosmery Llanos Najarro. Estudante da Universidade Nacional Mayor de São Marcos faculdade de medicina da escola profissional de obstetrícia interna do Instituto Nacional materno perinatal maternidade de Lima Peru. Pesquisadora e membro do grupo de pesquisa Mulher & Saúde: Violência doméstica no período gravídico- puerperal. Pesquisadora e membro do grupo de pesquisa Mulher & Saúde: Violência doméstica no período gravídico – puerperal”.

Clique para acessar seu CV.

Diana Pamela Palacios Vivanco. Estudante da Universidade Nacional Mayor de São Marcos faculdade de medicina da escola profissional de obstetrícia interna do Instituto Nacional materno perinatal maternidade de Lima Peru. Pesquisadora e membro do grupo de pesquisa Mulher & Saúde: Violência doméstica no período gravídico- puerperal. Pesquisadora e membro do grupo de pesquisa Mulher & Saúde: Violência doméstica no período gravídico – puerperal”.

Clique para acessar seu CV.

Jeny Luz Lazaro Ramos. Estudante da Universidade Nacional Mayor de São Marcos faculdade de medicina da escola profissional de obstetrícia. Interna do hospital Santa Rosa – Lima (Peru)  . Pesquisadora e membro do grupo de pesquisa Mulher & Saúde: Violência doméstica no período gravídico- puerperal. Pesquisadora e membro do grupo de pesquisa Mulher & Saúde: Violência doméstica no período gravídico – puerperal”.

Clique para acessar seu CV.

Rosaura Gutierrez Valerio. Docente investigadora del INSTITUTO DE FORMACIÓN DOCENTES SALOMÉ UREÑA, Rep. Dominicana. Recinto Urania Montás. Terapeuta comunitário integrativo. Pesquisadora e membro do grupo de pesquisa Mulher & Saúde: Violência doméstica no período gravídico- puerperal. Pesquisadora e membro do grupo de pesquisa Mulher & Saúde: Violência doméstica no período gravídico – puerperal”.

Clique para acessar seu CV.

André Luiz Pereira da Silva. Psicólogo clínico formado pela Unicastelo, terapeuta comunitário formado pelo Instituto Afinando Vidas-IAV, filiado a Associação Brasileira de Terapia Comunitária- ABRATECOM, terapeuta comunitária formador pelo pólo MISMEC Vitória da Conquista, constelador familiar sistêmico formado pelo IAV, desenvolvendo trabalho com dependentes e co-dependentes químicos. Pesquisador e membro do grupo de pesquisa Mulher & Saúde: Violência doméstica no período gravídico- puerperal. 

Clique para acessar seu CV.

Amaury Rafael Beltré García. Coordenador do Programa Línguas Estrangeiras – Inglês do Instituto Superior de Formación Docente Salomé Ureña. Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino da Líng. pela Universidade Autónoma de Santo Domingo (2018). Bacharel em Psicologia. Com experiência na área de Educação, com ênfase em Línguas Estrangeiras. Pesquisador e membro do grupo de pesquisa Mulher & Saúde: Violência doméstica no período gravídico- puerperal. 

Clique para acessar seu CV.

Máximo Cecilio Ogando Echavarría. Graduação em andamento em Licenciatura em Educação Básica.
Instituto Superior de Formação Docente Salomé Ureña, ISFODOSU, República Dominicana. Pesquisador e membro do grupo de pesquisa Mulher & Saúde: Violência doméstica no período gravídico- puerperal. 

Clique para acessar seu CV.

Victor Moquillaza Alcántara. Graduação em Obstetrícia.
Universidade Nacional Mayor de San Marcos, UNMSM, Peru. Mestrado em andamento em Informática Biomédica em Saúde Global.  Pesquisador e membro do grupo de pesquisa Mulher & Saúde: Violência doméstica no período gravídico- puerperal. 

Clique para acessar seu CV.

Fernanda Gabriela Winder Martins , pedagoga, especialista em inclusão, pós graduada em docência do ensino superior, coordenação e gestão escolar. Mestranda em “Intervenção psicológica no desenvolvimento e educação “. Professora de educação infantil na prefeitura da cidade de São Paulo. Professora do curso de pedagogia e coordenadora das licenciaturas da Faculdade Anhanguera-polos : Tatuapé, Carapicuiba, Barueri e República. Apresentadora do programa “Cá entre nós, com Fernanda Gabriela “, canal NGTV. Pesquisadora e membro do grupo de pesquisa Mulher & Saúde: Violência doméstica no período gravídico- puerperal. 

Clique para acessar seu CV.

WhatsApp Image 2021-10-14 at 09.56.19

Maria Luiza da Silva.  Graduanda do curso de Obstetrícia – EACH – USP. Pesquisadora e membro do grupo de pesquisa Mulher & Saúde: Violência doméstica no período gravídico – puerperal”   do Curso de Obstetrícia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

Clique para acessar seu CV.

WhatsApp Image 2023-06-14 at 18.23.52

Luiza Assad.  Graduanda do curso de Obstetrícia – EACH – USP. Terapeuta Comunitária Integrativa em formação. Pesquisadora e membro do grupo de pesquisa Mulher & Saúde: Violência doméstica no período gravídico – puerperal”   do Curso de Obstetrícia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

Organograma do Grupo Família & Saúde - DEDICAÇÃO ORGANIZAÇÃO COMPROMETIMENTO EMPATIA EQUIPE RESULTADOS

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Linguas »